Como perder o medo de falar em publico

Técnicas para Oratória

Antes de mais nada, você precisa pensar em tudo que deseja falar em um discurso. Muitas pessoas pensam que ter domínio da oratória é algo natural, uma habilidade que nasce com o indivíduo.

De fato, algumas delas tem o dom de se expressar bem. Mas isso não é suficiente, é necessário muito trabalho. Um bom conteúdo não é algo que apenas surge, mas algo milimetricamente estruturado para atingir seus objetivos.

Portanto, faça um escopo, um roteiro, se prepare bem para o seu momento. Você tem que fazer com que aquele tempo que passará com a sua audiência valha a pena, para que você colha seus louros mais adiante. Essa é uma das principais dicas de oratória para políticos, e você não pode se esquecer dela!

 

Pratique seu discurso

 

Quem sabe faz ao vivo, já diria o Faustão. Mas isso não quer dizer que você terá que dar um discurso no improviso. Você precisa estruturá-lo da melhor maneira possível, como vimos anteriormente, mas apenas isso não é suficiente.

Depois que o roteiro estiver pronto, pratique o que você irá dizer. Treine bastante aspectos como tempo de fala, pausas e entonação. Esses pontos fazem toda a diferença e tornarão a sua explanação mais interessante. Ajustando esses critérios você pode conquistar a atenção do seu público.

 Apresentação pessoal

 

É muito importante que você esteja apresentável durante um discurso. Esse ponto Apesar de não envolver aspectos da fala, o visual é um fator que pode comunicar diversas coisas, e por isso você deve prestar atenção nele.

Quando falamos de apresentação pessoal não queremos dizer necessariamente que você deverá estar extremamente fino ou chique. O ideal é que esteja adequado às pessoas e ao ambiente em que se encontra.

Você pode usar esse elemento para ajustar aspectos relacionados à sua imagem. Se você não consegue acessar as pessoas de classe mais baixa, talvez seja o caso de você fazer uma aproximação através da forma como se vestem. Reforçando: uma aproximação, não uma apropriação, mantenha sua personalidade!

 

Inicie com algo impactante

 

Você precisa chamar atenção de seu público. Para que eles fiquem vidrados no que irá dizer, é fundamental que comece com algo impactante. Algo forte, ou contraditório (que você irá desconstruindo ao longo da fala), são estratégias interessantes para prender o seu ouvinte.

 

Olhe nos olhos do público

 

O público precisa se sentir importante para quem está naquela posição privilegiada de fala. Olhe nos olhos de cada pessoa presente, essa é uma ótima maneira para criar uma conexão com a sua audiência.

 Naturalidade

Você precisa roteirizar e treinar o seu discurso. Mas isso não deve fazer com que se robotize. Seja natural, não tenha medo de trazer aquilo que foi escrito para suas próprias palavras. Mas tome cuidado para não se empolgar e se perder na estrutura e nos objetivos que foram determinados, e não se questionando como perder o medo de falar em publico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *